FOTOGRAFIA ANALÓGICA: antes do pixel, havia a prata

Iniciado por aokiblues, Set 13, 2023, 06:49 PM

tópico anterior - próximo tópico

aokiblues

Ou em inglês: before the CMOS, there was silver

Eu sempre fui interessado, em variados níveis, pela fotografia. Desde os primórdios do Instagram, quando a galera abusava da saturação, até o modo foto dos jogos AAA, que sempre achei um tanto limitados, a produção de imagens e suas sensibilidades particulares parecem um enigma a ser desvendado. O que faz uma foto ser boa? O que consigo evocar em quem vê essa foto? Que técnica posso usar? No final, eu nunca acabo tendo uma boa resposta pra nenhuma dessas perguntas. Eu só pego a câmera e penso "talvez seja hora de tirar uma foto"; espio o visor; se eu sentir que devo, aperto o botão.

Mas existem estéticas e efeitos que são impossíveis de replicar sem o devido conhecimento de pós-produção ou o devido apetrecho. A fotografia analógica é uma delas. O processo de revelação, o tempo entre disparo e resultado, a granulação e as cores, tudo é dotado de uma ritualística que convida você a gastar seu suado dinheiro em filmes e laboratórios para conseguir fotos cheias de personalidade própria.

Apesar de não ser um hobby muito amigável ao bolso, fotos analógicas são tão carismáticas que, mesmo quando as coisas dão errado -- quando fica borrado, mal exposto ou com vazamentos de luz -- as fotos ainda retém a mística. Ficam lindas, igual. Tendo a devida parcimônia, é até difícil tirar uma foto ruim. As fotos do rolo abaixo foram (muito T_T) subexpostas e corrigidas, dentro do possível, com edição básica do próprio Google Photos.

O bom é que, hoje em dia, a Mão Invisível do Mercado(tm) tem feito surgir novas iniciativas que barateiam alguns custos. A primeira foto foi tirada em filme usado para gravar longas-metragens (Kodak Vision 3 250D), rebobinado para poder caber em câmeras, bem, não de cinema; por ser feito em em maior metragem por rolo, tem maior custo-benefício, complicando apenas na hora da revelação. As outras três foram tiradas em AURIC 250 (da Labirinto Lab), que é basicamente a mesma coisa, só que vencido: para quem quer se surpreender com resultados menos fiéis a realidade, mas mais artísticos (e mais baratos). Todas as fotos foram tiradas em uma Canon EOS 3000, câmera de 1997 que peguei dos meus pais.

Alguém mais aqui tem o mesmo interesse, e talvez queira compartilhar alguma foto própria? Ou já quis, mas não sabe por onde começar?
e só não digo mais porque tenho preguiça

AbcTheHuman

Bem, eu tenho uma Polaroid em casa, mas quase não uso ela. Raramente encontro algo que eu vejo e penso "devo bater uma foto disso".

Mas tirar fotos é algo muito bom mesmo. É algo que eu gosto de fazer de vez em quando, mesmo que não seja um tipo de hobby frequente.

Aliás, gostei das suas fotos. Elas possuem uma estética muito boa. ;D
Meus Friend Codes:

Epic Games: AbcTheHuman2
Nintendo Switch: SW-8577-4249-2979
PSN: Abc_The_Human2
Steam: https://steamcommunity.com/id/abcthehuman2/

hnrikaster

Tenho uma Yashica EZ-Mate aqui em casa, mas infelizmente nunca cheguei a testar ela direito por não ter um rolo de filme novo e baterias  :-\

Sei que a discussão é sobre fotos analógicas, mas eu gosto muito de como as fotos tiradas de câmeras digitais do começo até o fimzinho dos anos 2000 ficam, elas carregam um charme muito grande! Tenho uma Sony Cybershot DSC-W35 e ela é fenomenal ;D  ;D

Adorei as suas fotos btw!! Elas passam uma aura muito "confortante" de certa maneira.

Também no Neocities!

aokiblues

Citação de: AbcTheHuman online Set 20, 2023, 08:34 PM
Bem, eu tenho uma Polaroid em casa, mas quase não uso ela. Raramente encontro algo que eu vejo e penso "devo bater uma foto disso".
[...]
Aliás, gostei das suas fotos. Elas possuem uma estética muito boa. ;D
Acho que ser proativo ajuda: gosto de pegar a câmera e tirar foto de coisas que eu acho que vão dar boas fotos. Às vezes, dá certo, às vezes não.

Claro que isso se aplica pra qualquer tipo de foto, analógica ou digital. A Susan Sontag falou algo sobre isso, o exercício estético de andar pela cidade. Queria ler mais coisas dela :)

E obrigado pelo comentário!! Fico feliz que tenha gostado ;D

Citação de: hnrikaster online Out 02, 2023, 10:20 PMTenho uma Yashica EZ-Mate aqui em casa, mas infelizmente nunca cheguei a testar ela direito por não ter um rolo de filme novo e baterias  :-\

Sei que a discussão é sobre fotos analógicas, mas eu gosto muito de como as fotos tiradas de câmeras digitais do começo até o fimzinho dos anos 2000 ficam, elas carregam um charme muito grande! Tenho uma Sony Cybershot DSC-W35 e ela é fenomenal ;D  ;D

Yo! Pilha AA tem em qualquer mercado, e você consegue achar uns filmes duvidosos por bons preços na Shopee (ou até mesmo filmes normais, também). Vamos lá!!

Será que eu deveria transformar esse fio sobre todos os tipos de fotografia? Eu também tenho uma digital compacta :P Elas são realmente super charmosas!! Sei que outras pessoas aqui também têm câmeras digitais, queria ver o que geral está fotografando :)
e só não digo mais porque tenho preguiça

hnrikaster

Citação de: aokiblues online Out 04, 2023, 05:46 PMYo! Pilha AA tem em qualquer mercado, e você consegue achar uns filmes duvidosos por bons preços na Shopee (ou até mesmo filmes normais, também). Vamos lá!!

Será que eu deveria transformar esse fio sobre todos os tipos de fotografia? Eu também tenho uma digital compacta :P Elas são realmente super charmosas!! Sei que outras pessoas aqui também têm câmeras digitais, queria ver o que geral está fotografando :)

Vou dar uma fuçada por aí! Pelo que eu vi os rebobinados saem muito mais em conta do que filmes novos (que são o olho da cara mds), mas não sei muito se o funcionamento é muito diferente dos normais ou o quê muda na hora de revelar, mas vou caçar por aí!
E também eu super topo a ideia da thread! Com certeza seria bem ativo por lá! :D

Também no Neocities!