"Não Tenho Boca e Preciso Gritar", um conto de Harlan Ellison

Iniciado por AbcTheHuman, Maio 09, 2023, 07:59 PM

tópico anterior - próximo tópico

AbcTheHuman

Alguém aí por acaso já chegou a ler esse conto? É um conto de ficção científica de terror postado originalmente em uma revista americana em 1967, mas você pode facilmente encontrar um PDF aleatório na internet que tenha ele completo (acredito que infelizmente o conto nunca chegou a ser lançado oficialmente aqui no Brasil em formato de livro físico :( ).

O nome original da obra é "I Have No Mouth, and I Must Scream". O conto acontece em um futuro pós-apocalíptico. Na história, a Guerra Fria acaba escalando para uma guerra mundial entre os EUA, a União Soviética e a China, que acaba gerando resultados desastrosos para toda a humanidade.

Dentro desse conflito, cada um desses países acabam construindo computadores conhecido como "AM", esse nome servindo como sigla para "Allied Master-Computer" (em português, seria algo como "Computador-Mestre Aliado"), para o gerenciamento de suas armas e tropas militares durante toda a guerra. Após as suas criações, uma dessas máquinas acaba adquirindo autoconsciência, se assimila com os outros dois AMs e acaba cometendo um genocídio quase total de toda a raça humana, por acabar desenvolvendo um ódio mortal contra os seres humanos, aqueles responsáveis por sua criação.

Mesmo com a quase extinção de todos os seres humanos, o AM decidiu manter vivas 5 pessoas aleatórias, sendo elas uma mulher e mais 4 homens. Devido ao seu ódio contra a humanidade, o AM decidiu manter esses últimos humanos presos em uma espécie de complexo subterrâneo, impedindo que eles acabem escapando, os torturando fisicamente e psicologicamente de forma contínua, manipulando fisicamente e mentalmente seus prisioneiros, além de fazê-los virtualmente imortais e incapazes de tirarem a própria vida, assim prologando seus sofrimentos.

A história realmente começa 109 anos depois que os humanos permanecem presos e torturados constantemente por AM. Na história, os prisioneiros saem em busca de alimentos para aliviarem as dores que sentem com a fome constante, mas para isso terão que lidar com o AM os observando e os atormentando das maneiras mais sádicas possíveis.

Como podem ver, a história tem uma vibe meio pesada, mas é um ótimo conto para quem é fã de ficção científica. É até irônico ver que na história, mesmo que os humanos são os criadores de AM, a máquina acaba se tornando uma espécie de deus sádico para os últimos seres humanos, castigando-os constantemente e transformando a vida deles em literalmente um Inferno. Acho genial também como os personagens principais acabam descobrindo a razão de todo ódio que AM sente por seus criadores. O final da história, apesar de chocante, ainda é muito impressionante.

A propósito, cada um dos humanos principais são personagens bem interessantes e únicos, sendo eles o Ted (personagem que também narra a história, conhecido por apresentar ser paranóico em certos momentos), a Ellen (uma mulher que nunca teve interesse em sexo, mas se torna ninfomaníaca pela manipulação mental de AM), o Gorrister (um homem agora apático que antes já foi conhecido por ser idealista e pacifista), Benny (um cientista antes inteligente e bonito que foi desfigurado por AM e perdeu sua sanidade), e o Nimdok (homem mais velho que desaparece de vez em quando e retorna sempre traumatizado por algo que presenciou).

É uma obra que recomendo darem uma lida pelo menos uma vez, ainda mais porque é um conto bem curtinho que dá para ser lido em menos de 30 minutos. Acredito que vocês irão curtí-la.

A propósito, meio que fugindo mais ou menos do assunto, mas acho interessante dizer que esse conto acabou inspirando um jogo de point-and-click para PC nos anos 90, onde o próprio autor, Harlan Ellison, trabalhou na direção do projeto, que segue a mesma história do livro mas com uma estrutura um pouco diferente, onde nessa adaptação podemos jogar com os 5 humanos principais da história, além de descobrir um pouco mais sobre os passados de cada um desses personagens.

Para quem se interessar, você pode comprar o jogo na Steam para jogá-lo. Essa versão do jogo da Steam roda até mesmo nos PCs mais novos.

Trailer do jogo de PC baseado no conto.

Meus Friend Codes:

Epic Games: AbcTheHuman2
Nintendo Switch: SW-8577-4249-2979
PSN: Abc_The_Human2
Steam: https://steamcommunity.com/id/abcthehuman2/

dorival

Eu conheci essa história por meio do jogo! Mas pelo que vi, aparentemente o final do jogo é diferente do conto em sí.

Sempre me interessei por essas histórias que tentam levar nossa sociedade ao extremo, já que o extremo de antigamente pode ser o comum de hoje. Coisas que nem a tele-tela de 1984 ser literal um smart-mirror da época, quem poderia imaginar que andariamos com uma dessas em nossos bolsos voluntariamente?

Citação de: AbcTheHuman online Maio 09, 2023, 07:59 PMÉ uma obra que recomendo darem uma lida pelo menos uma vez, ainda mais porque é um conto bem curtinho que dá para ser lido em menos de 30 minutos. Acredito que vocês irão curtí-la.

Que bom! Sou horrendo para leituras, definitivamente irei aproveitar e ler no busão. Vou ver se acho um .EPUB nas interwebs...  ::)

Em constante atualização!