Onde você aprendeu a fazer sites e qual foi o seu incentivo?

Iniciado por edu, Março 25, 2023, 04:07 PM

tópico anterior - próximo tópico

edu

Bem, irei começar!

Confessando que comecei meus conhecimentos de "código" com lógicas no jogo LittleBigPlanet 2, onde o jogo lhe deixava criar níveis com os próprios recursos, e isso incluía lógicas (OR, AND, etc.) que podíamos colocar em portas, chips e etc.

Indo para 2016~2017, fuçei um pouco no Roblox Studio e até produzir um jogo próprio. Motivo? Simplesmente porque fiquei puto por eu não ter um recurso no jogo que eu sempre jogava, e refiz o jogo do zero para todos terem essa mesma feature, rs.

Depois indo para 2019, finalizei um curso sobre criação de sites (ajudando todos da sala, pois ninguém sabia o que estava fazendo ¬¬), e foi a partir daí que me tornei o desenvolvedor que sou hoje. Recentemente descobri o projeto NeoCities (obrigado Dorival), e desde então venho observando sites e projetos incríveis, e fico vendo como é tão único os estilos de sites antigos são e como está em falta hoje em dia!

E você, qual a sua origem como "fazedor de sites" e por quê neocities?

Citação de: 1 Tessalonicenses 5:18Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

dorival

Citação de: edu online Março 25, 2023, 04:07 PME você, qual a sua origem como "fazedor de sites" e por quê neocities?

Eu pessoalmente comecei a fazer sites por puro ódio e desgosto da web moderna, já não uso redes sociais a mais de um ano e nem sinto falta do inferno que a interwebs se tornou. Mas quando de alguma maneira achei o site da Curupira acabei me apaixonando novamente.  ::)

O site dela com os shrines da Internet Véia, os linkzinhos, os blinkiez, me lembraram da minha época de "miguxo" no blogpost.

Fazer um site foi um parto mas graças a sua ajuda Edu (pra variar o único ser que entende de HTML e CSS) e com o pessoal do antigo NeoSão Paulo no discord aprendi muito.

Em constante atualização!

AbcTheHuman

A minha vontade de criar sites já é meio antiga para falar a verdade, tenho meio que vontade de criar algum site na internet desde que aprendi o básico do básico de HTML na infância, nas aulas de Informática do Ensino Fundamental. Mas o meu incentivo para criá-los surgiu depois de uma série de acontecimentos específicos ocorridos na minha vida durante a década passada.

Durante os meus tempos de Ensino Médio, entre 2012 até 2014, andei me interessando em um dia fazer alguma faculdade de Jogos Digitais para talvez me tornar um dia um Game Dev e ganhar dinheiro com jogos indies. Após me formar do Ensino Médio, eu tinha até conseguido me matricular em um curso da área desejada e acabei participando apenas do 1° Semestre. Foi nesse meio tempo onde passei em um vestibular de uma faculdade federal pública, onde eu poderia participar das aulas sem me preocupar com pagamentos de matrículas, mas era para realizar o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

De qualquer forma, acabei trancando a matrícula do meu curso anterior e participei desse novo curso nessa nova faculdade. Desta vez, participei de todos os semestres do curso, fui aprovado em todas as disciplinas, realizei e apresentei o TCC e finalmente acabei me formando. Em todo esse tempo participando do curso, decidi focar em trabalhar com Desenvolvimento de Sistemas no geral, e não apenas com Game Dev, mesmo que ainda gostaria de um dia fazer o meu próprio jogo indie. Por isso, ando tentando me adequar às mais altas demandas de mercado de TI para aumentar as minhas chances de sucesso em minha carreira profissional.

É aí então que começamos a falar sobre desenvolvimento em web. Nos cursos de faculdade que já participei, vi o básico da programação em C++, o avançado do Java (incluindo o Java Web) e um pouco de SQL Server. Mas decidi aprender por conta própria como mexer com programação em web, por exemplo, com HTML, com CSS, JavaScript e até mesmo PHP, onde tudo isso estou tentando aprender aos poucos até hoje.

Além disso, não faz muito tempo mas acabei descobrindo o site do Vinizinho, criado por meio do Neocities. Ver o site dele me inspirou bastante para que eu fizesse o meu próprio site. Isso sem contar como fiquei impressionado com as funcionalidades do Neocities, porque achei a interface dele bem fácil de controlar e ainda deixa você hospedar o seu site de graça em um domínio da internet (claro, com algumas limitações).

Então finalmente, posso dizer que essa série de eventos possibilitou a criação de meu site, de poder conhecer mais usuários brasileiros do Neocities e de estar presente aqui no NeoSampa. ;D
Meus Friend Codes:

Epic Games: AbcTheHuman2
Nintendo Switch: SW-8577-4249-2979
PSN: Abc_The_Human2
Steam: https://steamcommunity.com/id/abcthehuman2/

MushManjericao

Meio vergonhoso mas foi quando eu tava tentando colocar um bot no discord mas eu digitei a url errada e fui parar em um site de rp que tinha um button escrito "feito com notepad", e aí eu me interessei e fui pesquisar no google como fazer sites no notepad e o resto tá ai.
Meu incentivo provavelmente foi aleatoriamente achar um site do neocities no arquivo do myspace93 e me interessar mais. Não quero nem lembrar das atrocidades que eu fazia...  :-X

dorival

Citação de: MushManjericao online Maio 06, 2023, 05:01 PMMeio vergonhoso mas foi quando eu tava tentando colocar um bot no discord mas eu digitei a url errada e fui parar em um site de rp

QUE.

aokiblues

e só não digo mais porque tenho preguiça

dorival

Fi do Manin

Aprendi de uma forma bizarra que nem a @MushManjericao, tava eu um belo dia em 2019/2020 e eu via negócios de MBTI(antes que virou popular ainda por cima kkkk) e do nada apareceu um vídeo escrito "Neocities an INFP social media" e eu falei tipo "Como assim uma rede social de um tipo de mbti?", daí eu gostei da proposta da rede e comecei a aprender a fazer sites por meio do Khan Academy e do Curso em Vídeo e não sei usar flexbox pra mim, aquilo lá é macumba.

Gosto de fazer o meu site porque quero que seja tipo um "fóssil de eu mesmo" em que eu no futuro possa ver como eu mudei(ou não), melhorei(ou não) de tempos pra maio de 2020 que foi quando comecei a escrever.

dorival

Citação de: Fi do Manin online Maio 10, 2023, 10:35 PMcomecei a aprender a fazer sites por meio do Khan Academy

Ok, mas real, todos aqui devemos Stanar o Khan Academy. Sinto que não saberia metade do que sei de matemática sem ele!

Eu ainda não acredito que consegui fazer tanta coisa de graça!!

Citação de: Fi do Manin online Maio 10, 2023, 10:35 PMnão sei usar flexbox pra mim, aquilo lá é macumba.

Não vou mentir, é meio confuso mesmo, ainda não posso dizer que sei, MAS!

O famigerado @edu me mandou
Esse Tutorial Aqui
(que também está na Bíblia de Manufatura de Sites) e me ajudou muito!

além do tutorial ser em Pourtuguese brazilliam, é muito bem feito!

Fi do Manin

Se não fosse o glorioso Cão Academy ainda estaria no sétimo ano, os caras são brabos d+ por disponibilizar tudo de graça ainda por cima.

Vou dar uma olhada e tentar aprender que a matéria de front tá osso, tudo que eu fiz foi gambiarra mesmo que dê certo o código fica uma suruba anárquica

hnrikaster

Descobri esse mundo maravilhoso de webdev e o Neocities pelo Dorival e junto do pessoal que hj em dia habita aqui o Neosampa!

Infelizmente eu só fui realmente pegar e começar a levar esse projeto pra valer recentemente mesmo eu já tendo um conhecimento de HTML e CSS básico com meu curso de informática (ugh), então não peguei aquele *BOOM* junto do resto do pessoal, mas está sendo uma experiência muito daora e é extremamente gratificante ver meu próprio site tomando forma  ;D  ;D 

Também no Neocities!